Este blog tem como finalidade promover uma maior interação entre os futuros
educadores do curso de Pedagogia da Unopar, incentivando o debate sobre
currículo: conceito, classificação, importância, de forma a desenvolver uma
atividade interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Políticas e Gestão dos
Espaços Educativos; Currículo, Conhecimento e Cultura Escolar; Metodologia de
Pesquisa Científica; Tecnologias da Educação.
Na disciplina de Políticas e Gestão
dos Espaços Educativos discute-se o papel do gestor na construção do currículo,
utilizando-se do Projeto Político Pedagógico como garantia do cumprimento da
função social da escola. No projeto político-pedagógico, a escola define
coletivamente a sua política de currículo e de gestão democrática.
Também em Currículo, Conhecimento e
Cultura Escolar discute-se a relação currículo-espaço educativo, pois sendo a
escola um espaço privilegiado de construção do conhecimento historicamente
produzidos, é por meio de um currículo construído coletivamente que as ações
pedagógicas se desdobram na sala de aula. O currículo deve incorporar a relação
existente entre o conhecimento escolar, a sociedade e a cultura. Essa
articulação possibilita a construção de um currículo que ofereça aos
professores e alunos experiências pedagógicas em torno do conhecimento
historicamente produzido, que é a matéria prima do currículo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário