O que é Currículo?

O currículo é um artefato cultural que, ao mesmo tempo em que faz uma transposição cultural — da “cultura social” para a “cultura escolar” —, faz uma “transformação” daquilo que compunha a cultura da qual ele foi “extraído”.

BRASIL, 2009

sábado, 13 de outubro de 2012

Iniciando...


Este blog tem como finalidade promover uma maior interação entre os futuros educadores do curso de Pedagogia da Unopar, incentivando o debate sobre currículo: conceito, classificação, importância, de forma a desenvolver uma atividade interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Políticas e Gestão dos Espaços Educativos; Currículo, Conhecimento e Cultura Escolar; Metodologia de Pesquisa Científica; Tecnologias da Educação.

Na disciplina de Políticas e Gestão dos Espaços Educativos discute-se o papel do gestor na construção do currículo, utilizando-se do Projeto Político Pedagógico como garantia do cumprimento da função social da escola. No projeto político-pedagógico, a escola define coletivamente a sua política de currículo e de gestão democrática.

Também em Currículo, Conhecimento e Cultura Escolar discute-se a relação currículo-espaço educativo, pois sendo a escola um espaço privilegiado de construção do conhecimento historicamente produzidos, é por meio de um currículo construído coletivamente que as ações pedagógicas se desdobram na sala de aula. O currículo deve incorporar a relação existente entre o conhecimento escolar, a sociedade e a cultura. Essa articulação possibilita a construção de um currículo que ofereça aos professores e alunos experiências pedagógicas em torno do conhecimento historicamente produzido, que é a matéria prima do currículo.

A construção do Blog e as pesquisas sobre currículo integram as disciplinas de Metodologia de Pesquisa Científica e Tecnologias da Educação em torno do tema, assim como também se discute as tecnologias de informação como parte do currículo escolar.  A tecnologia avança na sociedade e sua presença na escola torna-se cada vez mais frequente, desafiando o professor a procurar novas maneiras de ensinar, aprender e desenvolver o currículo ao integrar diferentes tecnologias à prática pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário