O Currículo Real é o currículo que
acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em
decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino (MOREIRA; SILVA,
1997).
É um desafio
imposto ao professor a partir do currículo prescrito. É exemplo do currículo
construído coletivamente na sala de aula, o trabalho com projetos. Os projetos
partem do interesse dos alunos sobre determinado tema. A partir daí, o
professor sistematiza o conhecimento mediante as diretrizes do currículo
prescrito, porém incorporando características culturais e sociais e
experiências vividas e compartilhadas na sala de aula. O currículo real rompe
com a fragmentação estrutural do currículo formal, provendo a
interdisciplinaridade.
O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que
afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. O currículo
oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias
práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio
social e escolar. O currículo está oculto por que ele não aparece no
planejamento do professor (MOREIRA; SILVA, 1997).
Ocorre geralmente
quando o professor vai além do planejado. São práticas, atividades,
questionamentos, que surgem em complementação ao currículo real, em grande
parte, para atender um interesse do aluno. Também os objetivos alcançados
ultrapassam o planejado.
O Currículo Formal ou Prescrito refere-se ao currículo estabelecido
pelos sistemas de ensino, é expresso em diretrizes curriculares, objetivos e
conteúdos das áreas ou disciplina de estudo. Este é o que traz prescrita
institucionalmente os conjuntos de diretrizes como os Parâmetros Curriculares
Nacionais.


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