Atualmente, os educadores defendem a
idéia de que o currículo escolar deve oferecer novas áreas de conhecimento e
saberes práticos característicos da sociedade moderna. Deve-se buscar a
integração e a interdisciplinaridade dos diferentes campos do saber, rompendo
com a estrutura curricular tradicional fragmentada.
Para isso, o currículo deve ser a
expressão do projeto político-pedagógico da escola, portanto, é também
construído coletivamente e reflete os problemas e experiências sócio-culturais
da vida cotidiana, permitindo ao aluno construir o conhecimento, habilidades
intelectuais, formas de conduta e valores.
Os conteúdos devem:
- respeitar a faixa etária dos alunos;
- atender às predisposições e potencialidades
cognitivas, afetivas e motoras;
- estimular o desenvolvimento
cognitivo, afetivo e motor
- apresentar conteúdos socialmente relevantes;
- atender ao nível de desenvolvimento
e aos interesses das crianças e adolescentes;
- envolver questões da vida cotidiana,
permitindo ao aluno construir conhecimentos, valores e atitudes;
- permitir que os alunos desenvolvam
sua capacidade argumentativa, crítica, reflexiva e sua capacidade de formular
propostas de solução para problemas detectados.
- trabalhar com
habilidades que vão além do desenvolvimento cognitivo e envolvam diferentes
campos da cultura, garantindo a presença de produções culturais dos mais
diferentes grupos sociais e culturais.
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