O que é Currículo?

O currículo é um artefato cultural que, ao mesmo tempo em que faz uma transposição cultural — da “cultura social” para a “cultura escolar” —, faz uma “transformação” daquilo que compunha a cultura da qual ele foi “extraído”.

BRASIL, 2009

sábado, 13 de outubro de 2012

Currículo escolar



Atualmente, os educadores defendem a idéia de que o currículo escolar deve oferecer novas áreas de conhecimento e saberes práticos característicos da sociedade moderna. Deve-se buscar a integração e a interdisciplinaridade dos diferentes campos do saber, rompendo com a estrutura curricular tradicional fragmentada.

Para isso, o currículo deve ser a expressão do projeto político-pedagógico da escola, portanto, é também construído coletivamente e reflete os problemas e experiências sócio-culturais da vida cotidiana, permitindo ao aluno construir o conhecimento, habilidades intelectuais, formas de conduta e valores.

Os conteúdos devem:
- respeitar a faixa etária dos alunos;
- atender às predisposições e potencialidades cognitivas, afetivas e motoras;
- estimular o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor
- apresentar conteúdos socialmente relevantes;
- atender ao nível de desenvolvimento e aos interesses das crianças e adolescentes;
- envolver questões da vida cotidiana, permitindo ao aluno construir conhecimentos, valores e atitudes;
- permitir que os alunos desenvolvam sua capacidade argumentativa, crítica, reflexiva e sua capacidade de formular propostas de solução para problemas detectados.
- trabalhar com habilidades que vão além do desenvolvimento cognitivo e envolvam diferentes campos da cultura, garantindo a presença de produções culturais dos mais diferentes grupos sociais e culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário